top of page
  • ABC Ciclovias

CARTA ABERTA AOS PODERES CONSTITUÍDOS DE BLUMENAU

Ofício enviado no dia 15/07/20 aos representantes políticos de Blumenau e órgãos: A cidade, como conhecíamos, mudou. Não é mais possível os deslocamentos urbanos como antes. Vivemos uma pandemia de Covid-19, doença infectocontagiosa de transmissão aérea e por contato. Grandes aglomerações se tornaram centros de contaminação. Precisamos de estratégias políticas para controlar ou minimizar os efeitos da pandemia de Covid-19 no que tange à mobilidade urbana. Precisamos de alternativas ao transporte coletivo, infelizmente um ambiente potencial para contaminações pelo coronavírus. Precisamos buscar meios de reduzir o uso do automóvel particular para evitar o incremento de congestionamentos e da poluição atmosférica gerada por veículos motorizados.


No atual cenário, com a inevitável crise econômica e sanitária que nos assola, as pessoas que utilizam o ônibus precisam de alternativa para evitar aglomerações no transporte coletivo. Essa doença diminuiu e diminuirá a possibilidade de aglomeração por algum tempo, o que irá reduzir a viabilidade do uso do ônibus devido à sua característica de funcionar em regime de lotação. Do mesmo modo, as pessoas que hoje andam de carro e moto precisam de uma alternativa de baixo custo para irem ao trabalho. As cidades que não se prepararem para isso não conseguirão superar as recorrentes ondas de contaminação.


Cidades como Nova York, São Francisco, Paris, Berlim, Barcelona, Milão, Cidade do México, Bogotá, Medellin, Quito, Lima, Melbourne, Auckland, Belo Horizonte, começaram a investir na criação de vias cicláveis provisórias, abertura de faixas de ruas para pedestres e a restrição de circulação ou redução da velocidade do tráfego motorizado em algumas áreas de cada localidade, a fim de dar segurança nos deslocamentos, evitando aglomerações que possibilitam a disseminação do coronavírus.


O transporte por bicicleta pode ser um alívio para a nossa cidade: aumentando a saúde da população, reduzindo a poluição do ar, diminuindo a carga sobre os hospitais, possibilitando a recuperação econômica e possibilitando o transporte em massa das pessoas, sem a necessidade de contato. No entanto, para ser viabilizada, é necessária estrutura dedicada a seu uso seguro. Para isso, precisamos de infraestrutura de segurança para quem pedala hoje e para quem a bicicleta será um novo modo de transporte.


Por isso, nós, enquanto sociedade civil organizada, uma Associação historicamente preocupada com os efeitos socioambientais da mobilidade urbana de Blumenau, reivindicamos a implantação imediata de Vias Cicláveis Emergenciais nas principais ruas da cidade para quem puder e decidir optar pela bicicleta, durante a pandemia. As pessoas que garantem serviços essenciais e que precisam trabalhar, necessitam circular pela cidade de forma segura, cumprindo o distanciamento físico. Reivindicamos também a implantação de mais ciclofaixas e ciclovias na cidade e, principalmente, a redução da velocidade nas ruas de grande fluxo de pedestres e ciclistas.


Não podemos esperar! Essas mudanças precisam ser feitas o mais rápido possível! Precisamos de Vias Cicláveis Emergenciais agora e defendemos, mais do que nunca, que a bicicleta é uma das soluções para evitar a aglomeração no transporte coletivo.

70 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Projeto Ciclo Roteiro Turístico de Blumenau

A ABC - Associação Blumenauense pró-Ciclovias - efetuou hoje, 3 de setembro de 2020, a entrega do projeto Ciclo Roteiro Turístico de Blumenau para o secretário de turismo e lazer, Marcelo Greuel e par

bottom of page